MaiFest: Celebrando a Cultura Alemã

A 16° edição do MaiFest, ocorrerá entre os dias 23 e 24 de maio, das 10h às 22h, no Brooklin, zona sul da cidade, e trará para o público a cultura e a gastronomia alemã. Ocorrerá no quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campo, entrada franca meu povo!!

Sou suspeita para falar, por que minha família é do sul, e em sua maioria de origem alemã, o que mais gostamos é de carne e chopp, coisas que não vai faltar no MaiFest.

Um pouquinho mais sobre a Gastronomia Alemã:

A cozinha alemã é uma culinária que não admite desperdício. Ao longo dos tempos a Alemanha passou por situações difíceis e climas rigorosos. Assim todos os alimentos precisavam ser aproveitados e conservados da melhor forma. Salsichas, queijo, geléias e embutidos em geral são frutos deste desenvolvimento. Conforme a estação a culinária alemã se completa com vinhos leves, em geral os brancos e cervejas.

Outras características forte da culinária alemã são os molhos e cozidos temperados com raiz forte, mostarda e outros temperos típicos alemães.

Carne suína e batata são produtos do dia-a-dia. Existe uma enorme variedade de receitas destes produtos. Cozidos, assados, gratinados, fritos, … muitas vezes a carne é misturada ou servida com frutas, que também é uma característica típica dos alemãs: misturar doce com salgado! Frutas típicas são as maçãs, ameixas, cerejas, morangos e peras.

Muitos nem sabem, mas a Alemanha é o segundo pais mais estrelado no mundo, depois da França.

A culinária da Alemanha varia de região para região. As regiões do sul da Alemanha (Suábia, Baviera, etc.), por exemplo, compartilham uma cultura culinária com a Suíça e com a Áustria. A carne de porco, bovina e de aves são as principais variedades de carne consumida na Alemanha, sendo a carne de porco a mais popular.1 Em todas as regiões, a carne é muitas vezes comida em forma de salsicha. Mais de 1500 tipos de salsicha são produzidos na Alemanha. Alimentos orgânicos ganharam uma quota de mercado de cerca de 3,0%, e deverão aumentar ainda mais.2

Um ditado popular alemão tem o significado: “Tomo o café-da-manhã como um imperador, almoço como um rei e janto como um mendigo”. O café-da-manhã é geralmente uma seleção de pães e baguetes com geléia e mel ou carnes frias e queijo, por vezes acompanhado de um ovo cozido. Cereais ou granola com leite ou iogurte é menos comum, mas generalizado.3 Mais de 300 tipos de pão são vendidos em lojas de panificação em todo o país.

Apesar de vinho estar se tornando mais popular em muitas partes da Alemanha, a bebida alcoólica nacional é a cerveja. O consumo de cerveja alemã por pessoa está em declínio, mas, em 116 litros por ano, ele ainda está entre os mais altos do mundo.7 As variedades de cerveja incluem Alt, Bock, Dunkel, Kölsch, Lager, Malzbier, Pils e Weizenbier. Entre os 18 países ocidentais pesquisados, a Alemanha foi classificada na 14ª posição na lista de consumo per capita de refrigerantes em geral, enquanto o país ocupa o terceiro lugar no consumo de sucos de frutas.8 Além disso, a água mineral gaseificada e Schorle (esse misturado com suco de frutas) são muito populares na Alemanha.

(Fontes: Wikipédia e Site Heikograbolle)

Se você mora na região, não deixe de ir no MaiFest, acho que eu não preciso mais dar motivos pra você ir no evento. (hehehe)

Até a próxima.

Haidy

Anúncios

Deixe a sua opinião! (acredite, ela é importante)!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s